sábado, 21 de março de 2020

CI circular 002/2020
Sallvador 21.03.2020
Aos Sindicatos Filiados.
Diante da epidemia do COVID 19 (corona vírus) que cada vez mais se agrava em nosso país e nosso estado,   a Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia - Fetrameb orienta aos sindicatos filiados a entrarem com Mandados de Segurança contra as prefeituras que insistirem em colocar os seus servidores pra exercerem as atividades laborais sem o material de proteção individual EPIS, ( máscaras, álcool gel, luvas, botas, capas, etc) bem como providenciar as condições de mobilidade e convivência social no local de trabalho adequadas a realidade que estamos vivenciando,  entendemos que as  atividades essenciais não poderão serem interrompidas e não estamos nos recusando a cumprir o nosso papel, mas assim como todo cidadão também estamos expostos ao vírus, por isso entendemos que será preciso os cuidados que o momento requer, a solicitação as autoridades judiciais visam resguardar os servidores a possíveis retaliações a punições impostas pelo poder público. À direção.
Comunicado.
A Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia Fetrameb comunica aos sindicatos filiados que diante da situação de calamidade que ora se abate em nosso pais fruto da politica  dos governos que nos  tem comandado aprofundada nos dois últimos, onde reduziram os  investimentos no setor público e em particular da saúde incapacitando o setor a dá resposta a altura a epidemia que ora assola o Brasil e o mundo orienta:
1 - Não fazer reuniões com associados em salão ou salas com qualquer número de pessoas, e nem atividades externas que concentrem pessoas.
2- reduzir o máximo possível o funcionamento do Sindicato principalmente para atendimento ao público.
3 - Orientar aos servidores através dos canais de comunicação (internet, mídia eletrônica, grupos de WhatsApp etc) das ações que o sindicato vem fazendo bem como a permanecer em suas casas o maior tempo possível.
4- encaminhar oficio aos gestores solicitando a suspensão imediata dos serviços prestados pelos servidores que não sejam considerados essenciais a população.
5- Solicitar equipamentos de proteção individual adequado para as funções essenciais que os serviços exigirem.
6- Orientar aos servidores a não executar e nem comparecer aos serviços se os epis não forem disponibilizados.
7- manter um canal eletrônico com os servidores para acompanhar as atividades diárias principalmente nos setores de saúde.
8- estar atento aos casos da epidemia que acontecer na cidade e na categoria.
9-Nos informar de possíveis acontecimentos pra juntos buscar alternativas
10 - dispensar uma atenção especial aos agentes de saúde pela característica dos serviços que essa categoria presta a população com contatos direto com os mesmos. 11- contatos pelo fone 71 981696774. - 71 981655454. Ou email calixto55@outlook.com.br
A vida de todos dependem das  ações individuais. À direção.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Assembleia Geral contra a reforma da Previdência dos servidores públicos municipais de Salvador


EM ASSEMBLEIA, DIRIGENTE DA FETRAMEB CRITICA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE SALVADOR
Secretário-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia (Fetrameb/CUT), Ednaldo Silva participou da Assembleia Geral contra a reforma da Previdência dos servidores públicos municipais de Salvador (BA), realizada na Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (10).
Durante a Assembleia, o dirigente criticou o reajuste do prefeitos, vice-prefeito, vereadores e secretários da Gestão, que tiveram um aumento de 25% em janeiro de 2018, enquanto os servidores públicos estão há 5 anos sem correção salarial.
"Para continuar nos prejudicando, tem uma reforma da Previdência Municipal aonde os servidores de todas as categorias passarão a contribuir com 14%, ao invés dos atuais 11%", protesta o secretário-geral da Fetrameb.
Ednaldo Silva acrescentou ainda que os servidores ativos irão contribuir com um fundo de previdência no percentual de 0,08% durante 25 anos, e os aposentados e pensionistas também passarão a contribuir com o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Previs).







Nota de pesar