sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COLETIVO NEGRO LGBT DA CUT-SP

Coletivo negro LGBT celebra um ano com programação cultural na periferia de São Paulo

11/09/2015

"Bicha Nagô" promove discussão sobre vivências de negros dentro do universo LGBT

Escrito por: Walber Pinto

O bairro de Vila Matilde, zona leste de São Paulo, recebe neste domingo (13), o 1º rolezinho negro LGBT, que tem como objetivo dialogar com pessoas em situação de rua e promover a ocupação do espaço público integrando moradores negros, gays, lésbicas, travestis e transexuais na periferia da capital.
O encontro também vai celebrar um ano da página Bicha Nagô, que promove discussão sobre vivências de negros dentro do universo LGBT, além de realizar debates e rodas de conversa sobre padrões de beleza e afrohomossexualidade. Atualmente, a fanpage conta com mais de 11 mil seguidores.
Para o organizador do evento e criador da página no Facebook, Ezio Rosa, militante contra o racismo e LGBTfobia, o ‘rolezinho das bichas Nagô’ é uma forma de pautar e visibilizar os temas relacionados à raça e orientação sexual, já que a cada 27 horas morre um LGBT no Brasil vítima da homolesbotransfobia, segundo o relatório anual do GGB (Grupo Gay da Bahia).
“Visto que nós LGBTs raramente conseguimos pautar assuntos relacionados à raça e classe, idealizei o rolezinho na zona leste, afim de levantar nossas questões particulares e trazer para as pontas da cidade eventos para empoderar pessoas que vivem nelas. Além de legitimar a nossa forma de afeto, que é a causa da morte de tantos gays, lésbicas, travestis e transexuais. O evento propõe debate aproveitando o fluxo de pessoas para provocar e sensibilizar os transeuntes sobre o tema”, explica Ezio.
Por volta das 14hs, haverá uma roda de conversa sobre web ativismo com as ativistas Djamila Ribeiro, Renata Prado e Stephanie Ribeiro. Logo em seguida, a cantora MC Soffia e o primeiro grupo de rap formado por mulheres lésbicas, Les Queens, tomam conta do palco.
O evento faz parte da programação do Mês da Cultura Independente 2015, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.


Programação
14:00 - Roda de conversa com Djamila Ribeiro, Bea Caixeta, Renata Prado e Stephanie Ribeiro
16:00 - Show de rap Les Queens
17:00 - Show Mc Soffia
18:00 - Performance Não Embranquecerás
Serviço
O quê: Rolezinho preto LGBT
Quando: Domingo, 13.
Onde: Rua Atuaí, saída do metrô Vila Matilde do lado do terminal de ônibus.
Horário: 14hs às 22hs
Fonte : Site da CUT Nacional - http://www.cutbahia.org.br/noticias-nac/58197/coletivo-negro-lgbt-celebra-um-ano-com-programacao-cultural-na-periferia-de-sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de Tiradentes