domingo, 17 de dezembro de 2017

Reunião estadual

Reunião estadual da diretoria da FETRAMEB, realizada na sede da  CUT em Salvador define o planejamento da entidade, faz analise da conjuntura e define as ações política para o  próximo ano. No final, uma confraternização para comemorar as vitórias deste ano e a chegada de mais um ano de vitórias!



























sábado, 9 de dezembro de 2017

Nota de repúdio

A Diretoria do SINSPUM - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Riachão do Jacuípe repudia a postura do prefeito em atrasar o salário dos servidores da Administração- que compõem quase 70% da folha de pagamento do município. O gestor teria que realizar o pagamento até dia 30 de novembro, mas, pela lei, tem uma tolerância de até o quinto dia útil, que, neste mês, seria dia 07 de dezembro. Mas infelizmente não foi o que aconteceu! Resultado: os servidores que pretendiam viajar na sexta feira (08), feriado municipal, tiveram seus planos frustrados e passam por um constrangimento ainda maior: entraram em descredito com os comerciantes que ficam receosos em vender visto que não sabem quando irão receber. Por falar em comércio, há um prejuízo ainda maior para a prática comercial do município que já está enfraquecida por conta da crise e da seca que assolam o município. Prefeito, como comerciante que é, o senhor deveria entender que dezembro é um mês que deveria estar movimentado por conta das festas natalinas e a chegada do decimo terceiro-que, diga-se de passagem, o senhor se recursou a pagar integralmente na data do aniversário e precisa realizar a outra metade até o dia 20 de dezembro.  Entenda que atrasos geram um clima de instabilidade horrível entre servidores, comerciantes e também entre a diretoria do SINSPUM . Solicitamos que o senhor respeite os servidores e pague os salários atrasos nesta segunda, dia 11, caso contrário, o nosso assessor jurídico já está preparado para acionar a justiça.

                         

Se informe






Previdência






O Servidor Público não pode ser mais penalizado do que já estão. A reforma da previdência visa apenas acabar os serviços públicos, atacando os seus servidores e fortalecer ainda mais o sistema privado de previdência. 85% dos servidores  públicos das três esferas, Federal, Estadual e Municipal recebem salários até 05 mínimos, desses, mais de 50%  estão nas faixas que variam de 01 a 03 salários mínimos. Os servidores que tem regimes próprios de previdências já passaram por três reformas nos últimos 19 anos e são  esses servidores, os mais prejudicados com essas reformas, pois na sua grande maioria contribuem com mais de 40 anos para a sua previdência para se aposentar, que é paga pelos cofres  das suas previdências,  não tendo motivo assim para o governo federal interferir  com propostas  de reformas  equiparando- os ao regime geral. Esses Servidores contribuem mais para as suas previdências por terem estabilidade e por isso a rotatividade é praticamente próximo a zero, o que dá uma segurança para o sistema. O défice alegado pelo governo Federal se dá pela inadimplência dos entes estaduais e municipais ao não repassar para os fundos previdenciários a sua parte das contribuições e em muitos casos a parte do empregado, pois descontam na sua remuneração e não repassam, a ainda tem muitos que  retiram ou retiraram o dinheiro para outras finalidades alheia a previdência, sendo assim, fazer mais uma reforma incluindo esses Servidores de Regime próprio é se apropriar de uma  coisa que não é sua, e penalizar ainda mais quem passou a maior parte da sua vida contribuindo para o serviço público, o obrigando a contribuir 45 a 50 anos para ter direito a aposentadoria.
Diga Não a Reforma da Previdência.

Raimundo Calixto  Presidente da FETRAMEB.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Oposição Sindical ao SINDSEPS(Salvador) realiza seu primeiro seminário

Foi realizado nessa quarta feira dia 06.12.2017 na sede do SINDQUIMICA(Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Petroquímicos da Bahia) o seminário: Pensando o trabalho na conjuntura atual; que discutiu temas importantes do mundo do trabalho, como análise da conjuntura feita pelo prof. e coordenador do programa de  formação da UFBA  Penildo Filho reforma trabalhista e da Previdência Raimundo Calixto, presidente da FETRAMEB; Legislação das doenças ocupacionais com Dr. Guilherme Jacobina e André Farias especialista em direito  e acidente do trabalho e doenças ocupacionais;  Novo PNAB ( Programa Nacional da Atenção Básica) feita por Marri Pires, diretora da AACES (Associação dos Agentes Comunitários e endemias de Salvador); Doenças ocupacionais apresentadas por Paulo Cesar Nascimento e Geyse Cristiane Ferreira, especialistas em Biomecânica do aparelho locomotor  e fisioterapeutas, especialistas em fisioterapia do trabalho e ergonomia. Os palestrantes abordaram os temas com bastante conhecimento, o que contribuiu bastante para os dirigentes sindicais e os trabalhadores  presentes saírem fortalecidos nos seus conhecimentos para melhor desempenhar os seus trabalhos e conscientes dos seus direitos. O seminário também teve a participação da Secretaria da Saúde do Trabalhador da CUT- Bahia Edla Rios.


























sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Assembleia dos servidores públicos municipais de Tanquinho, cidade a 160 km de Salvador, ratificou e retificou o estatuto da entidade que se encontrava desativado há anos. Elegeram nova diretoria, presentes além de lideranças dos servidores públicos de cidade circunvizinhas a diretora da Regional Sisal Márcia Ferras e o presidente da Fetrameb Raimundo Calixto.








Nota de pesar