quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sem convocar assembléia e desprezando decisão judicial, direção do SINDSEPS publica edital convocando eleições sindicais.


   A atual direção do SINDSEPS - Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador continua demonstrando falta de bom senso e de limites em suas ações (leiam aqui). Além de não cumprir decisão judicial que anulou o seu mandato por comprovação de fraude no ultimo processo eleitoral, dá indícios claros de intenções fraudulentas para o próximo pleito: lançou edital convocatório no jornal Correio da Bahia, publicado na edição do dia 27/11 (quarta-feira) para que sejam realizadas as eleições sindicais nos dias 18 e 19 de dezembro deste ano. 

     O que causa maior estranheza é que esta ação deveria partir da Junta Governativa que, de acordo com a determinação da juíza, seria criada em assembléia, assumindo o sindicato a partir de então.

   E as arbitrariedades não pararam por ai: além de escolher uma comissão eleitoral obscura,  a administração cujos titulares são filiados a CTB alteraram à revelia o artigo do estatuto que trata do tempo de mandato mudando de 02 (dois) para 04 (quatro) anos, numa atitude golpista e irresponsável por parte dos mesmos.

     Neste flagrante desrespeito às autoridades judiciárias da Bahia,  os servidores municipais tiveram as suas vozes mais uma vez. caladas e sendo impedidos de participar do pleito de forma limpa e democrática. Até quando isso irá durar?


      Com a palavra, a CTB.

I Seminário de Planejamento da FETRAMEB: baixe a ATN Nº 02/2013 recomendada em palestra realizada por Edvaldo Pitanga* em 27/11.

Download

*Edvaldo Pitanga é secretário de Relações Internacionais da Condsef e Coordenador Geral do Sintsef-BA.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sindseps e prefeitura fecham acordo para acabar com o centro médico e odontológico do servidor municipal.

Em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores no dia 22/11, o titular da Secretaria de Gestão da Prefeitura do Salvador– SEMGE, Alexandre Paupério, e os coordenadores do Sindicato dos Servidores da Prefeitura –SINDSEPS afirmaram que fecharam um acordo para acabar com o Centro Médico e Odontológico do Servidor Municipal. Assim que o novo modelo de assistência à saúde dos servidores municipais, que será feito pela iniciativa privada, entrar em vigor, o centro médico e odontológico será fechado. O CMO é o que ainda resta da assistência à saúde prestada pelo município aos servidores municipais. Foi sucateado e deteriorado ao longo dos últimos 12 anos, com o claro propósito de acabá-lo, fato agora consumado com este acordo entre o SINDSEPS e a prefeitura. Para os diretores do SINDSEPS e, segundo eles, demais dirigentes de entidades que representam o funcionalismo, essa foi a melhor maneira encontrada para a prefeitura oferecer uma assistência a saúde aos servidores municipais.

Em nossa opinião, o SINDSEPS e as demais entidades que assinaram este acordo estão indo de encontro ao que os servidores sempre sonharam e lutaram: ter uma assistência à saúde de boa qualidade prestada pelo município através do IPS. Como era nos tempos de outrora, lembro quando nosso IPS (Instituto de Previdência do Servidor) tinha convênios com os melhores hospitais e clínicas da cidade. Até um hospital próprio que atendia muito bem aos servidores e onde filhos de muitos ali nasceram.

Enganam-se estes senhores que representando uma categoria tão grande e importante como a nossa, acreditam que acabando um patrimônio nosso e entregando o nosso destino a iniciativa privada (Planos de Saúde) que na sua grande maioria só pensam no lucro. Será esta a solução para os servidores municipais? Propomos que a prefeitura reveja a urgência que pediu no projeto que esta tramitando na câmara e abra o debate para que os servidores possam opinar e saber o que realmente esta acontecendo com o seu futuro e de sua família, pois a atual proposta por melhor que ela pareça ser não nos da nenhuma garantia que esse modelo de assistência perdure por muito tempo. Propomos também que façamos um planejamento para em certo espaço de tempo possamos criar o nosso próprio Plano de Saúde administrada pelo sistema bipartite: trabalhadores e prefeitura.

Dada à situação atual do CMO, seria necessário que fosse reforçada a rede de atendimento com mais clínicas, hospitais e contratação de mais profissionais de saúde para melhor o pronto atendimento, ampliando a oferta de remédios da farmácia, reforçando o centro Odontológico para cada vez mais possa melhor atender os servidores municipais.


Raimundo Calixto*

*Presidente da FETRAMEB (Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia) e Secretário de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores - CUT.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

I Seminário de Planejamento da FETRAMEB (26 e 27 de Novembro 2013)

Será realizado nos dias 26 e 27 de novembro nosso I Seminário de Planejamento da FETRAMEB. Estaremos todos juntos pensando os rumos da FEDERAÇÃO para os próximos três anos. Na oportunidade aproveitaremos para realizar nossa confraternização de final de ano, para isso estamos solicitando que cada diretor traga uma lembrança no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para que possamos realizar nosso amigo oculto.


Gostaria de lembrar a necessidade do envio, por email, do formulário de planejamento preenchido até o dia 20 de novembro para o email: adm.fetrameb@gmail.com, conforme comunicado anterior.


Resumo:


O que: Confraternização da Diretoria da FETRAMEB no I Seminário de Planejamento

Quando: 26  de novembro (terça)

Onde: Casa Betânia - Rua Calazans Neto, 127 - Itapuã

Referência: primeira entrada à esquerda após o Acarajé da Cira

tel: 32854685



Contamos com sua presença de todos (as)



Eliane Boa Morte

Secretária de Finanças

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CUT-BA promove Curso de Organização e Representação Sindical de Base em Feira de Santana no mês de novembro.

A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) está convocando seus sindicatos filiados da Regional Portal do Sertão e de Base Estadual para participarem do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), a ser realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2013, no auditório da Pousada Central, em Feira de Santana.

O curso tem como objetivos principais:
  •  resgatar a trajetória de 30 anos de lutas da CUT;
  •  articular os desafios da conjuntura atual; 
  • e promover o debate prático-conceitual acerca da consolidação do projeto de liberdade e autonomia sindical, visando a superação do sindicalismo corporativista. 
  •  
Essa etapa também debaterá a continuidade da estratégia de regionalização da CUT no Portal de Sertão da Bahia.

A indicação deverá ocorrer até o dia 11 de novembro através dos emails sg@cutbahia.org.br e secformacaocut@hotmail.com,  ou  mesmo via telefone/fax: 71-3321-9477/3322-9908.

É importante a participação de mulheres e jovens neste curso.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Seminário "Transparência na Copa 2014 em Salvador: Como está esse Jogo?" , dia 21/11, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

No dia 21 de Novembro, quinta-feira, das 13h30 às 18h30, o Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, irá receber o Seminário Transparência na Copa 2014 em Salvador: Como está esse Jogo?, que integra uma agenda nacional da iniciativa Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios para todas as cidades brasileiras que irão sediar os megaeventos esportivos no País.

O encontro gratuito e aberto ao público tem o objetivo de criar espaços de diálogo e gerar conteúdo e propostas que possam incidir na elaboração e implementação de políticas públicas de transparência e acesso à informação pública; com foco em especial no município de Salvador, que regulamentou recentemente sua Lei de Acesso à Informação (8.640/2013).

Em Salvador, representantes de órgãos públicos e organizações não-governamentais,  pesquisadores e ativistas atuantes no contexto local, nacional e internacional irão debater  sobre a transparência na administração pública e os marcos regulatórios que potencializaram o direito do cidadão ao acesso às informações públicas.

O encontro também irá provocar reflexões e compartilhar experiências sobre as novas formas de se fazer política e participar da vida pública neste novo contexto, abordando o conceito de dados abertos; isto é dados que podem ser usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa e para qualquer finalidade.

Entre os debates propostos, uma apresentação do panorama internacional da política de acesso à informação, a partir do olhar e da perspectiva da sociedade civil sobre a iniciativa Open Government Partnership (Parceria para Governo Aberto).

Para o Instituto Ethos, o encontro é uma oportunidade de apresentar para uma audiência mais ampla, os Indicadores de Transparência, ferramenta criada para medir a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população em relação aos investimentos dos governos municipais e estaduais para a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.

Os Indicadores de Transparência fazem parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, para promoção da integridade nas relações público-privadas, da transparência dos investimentos públicos e do controle social. Durante as eleições municipais de 2012, os candidatos a prefeito foram convidados a assinar o Pacto Municipal pela Transparência, que incluía o comprometimento com o aumento dos índices de suas cidades nos Indicadores de Transparência Municipal. O atual prefeito de Salvador, Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (DEM), é signatário do Pacto pela Transparência Municipal. Sendo assim, o encontro também tem o caráter de monitoramento desta política no contexto municipal.
Em Salvador, o Seminário Transparência na Copa 2014 em Salvador – Como está este Jogo?  é realizado em conjunto com uma rede local de parceiros, que desde Junho 2011 participam, propõem e integram ações empreendidas pelo www.jogoslimpos.org.br na capital baiana. Participam desta ação, o Observatório da Copa Salvador 2014, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA), o Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Bahia (IAB/BA), a Controladoria Regional da União no Estado da Bahia (CGU/BA), a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, a Fundação Avina, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA)  e as organizações Cipó Comunicação Interativa, Instituto Fazer Acontecer e Atletas pelo Brasil.

SERVIÇO:
Seminário Transparência na Copa 2014 em Salvador – Como está este Jogo?
Dia: 21 de Novembro – Quinta-feira
Horário: 13h30 às 18h30
Local: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador
Endereço: Praça Thomé de Souza, s/n, Centro – ao lado do Elevador Lacerda
A iniciativa é gratuita e aberta ao público.
A inscrição pode ser feita através do link: http://www1.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento.asp?id=571

Mais informações:
http://www.jogoslimpos.org.br/agenda/seminario-transparencia-na-copa-2014-em-salvador-como-esta-esse-jogo/

Nota de pesar