sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vem aí a Semana Sindical da CUT


Por Jacy Afonso, secretário de Organização, e Valeir Ertle, secretário-adjunto de Organização 

“Desenvolver um plano nacional de enraizamento e interiorização estadual do Projeto Político-Organizativo da CUT com o objetivo de ampliar a base de representação e a negociação de políticas públicas em âmbito local, considerando a lógica dos territórios da cidadania”. Esse é um dos trechos aprovado nas resoluções do 11º Concut e que dialoga com a estratégia a ser desenvolvida na Semana Sindical da CUT. 

Nos cinco encontros regionais realizados neste ano, foram debatidos diversos temas, mas um ponto foi comum em todas as regiões: a necessidade de uma maior presença da CUT nas regiões junto aos ramos e sindicatos. E é justamente o que se pretende potencializar com a ideia da Semana Sindical, a ser elaborada e executada em conjunto com todas as secretarias da CUT. 

A estratégia surgiu a partir de experiências já desenvolvidas pela Central, além do exemplo de ação sindical desenvolvido pelos rurais do Espírito Santo, onde os dirigentes se dividem e percorrem todo o estado em uma semana numa espécie de mutirão sindical. Formação, regularização de sindicatos, ampliação da base, entre outras ações, são realizadas durante esse período. 
A ideia a ser desenvolvida na Semana Sindical da CUT é semelhante e envolve o conjunto da Central, desde a direção Nacional até as estaduais e ramos. Além da Campanha de Sindicalização, que tem como objetivo acrescer 13% o número de sócios total da CUT (1 milhão de novos sócios) e mil novas entidades filiadas, os temas a serem trabalhados nas visitas aos sindicatos conciliará os desafios colocados para a CUT como um todo. 

Desde a questão financeira, passando pela paridade, política ambiental e racial, até os desafios colocados pela juventude farão parte dos assuntos abordados na Semana Sindical. Procedimentos como certificação digital e oficina sobre a nova Portaria 326/2013 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também fazem parte do planejamento. 

O importante de se ressaltar é que a Semana Sindical da CUT é mais uma iniciativa na busca de fortalecer a nossa estratégia sindical, que continuará a ser lastreada pelos princípios que nos forjaram: “a liberdade e autonomia sindical, buscando elevar a consciência da classe trabalhadora e ampliar a capacidade de luta da sociedade organizada.”

fonte: Periscópio Sindical, 18/10/2013, nº 1095 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de pesar